Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Coisas inventadas: montagem e edição em um cineclube escolar

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5902/1983734861968

ISSN

1983-7348

Autores

Sandra Regina de Freitas Amaral, Mauro Antonio Guari, Wencesláo Machado de Oliveira,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Este artigo demonstra parte da experiência de professoras e professores da educação infantil com montagem e edição de pequenos filmes realizados em escolas da periferia de Campinas – SP. Essas experiências expressam um traçado que emergiu na pesquisa cartográfica, desenvolvida no Projeto Lugar-escola e cinema, e levaram a ensaiar a perspectiva da montagem como mestre ignorante de uma pedagogia do cinema. Inicialmente, distingue-se os conceitos de montagem e edição, devido às singularidades do contexto escolar e do modo como o cinema é ali produzido. Em seguida, relata-se e reflete-se acerca de alguns processos de criação individual e coletiva de filmes em que montagem e edição operam distintamente nas negociações entre docentes-cineastas e no aprendizado com e do cinema. Sendo esses processos tão múltiplos quanto intuitivos, o artigo relata como a intuição aliada ao conhecimento técnico levou a certo tipo de montagem, na qual a proliferação de sentidos e a confiança no espectador atuam de maneira decisiva em nossa experiência de fazer-ver-conversar em um cineclube escolar.

Referência(s)
Altmetric
PlumX