A importância da Libras no atendimento ao surdo na área da saúde / The importance of Libras in healthcare for the deaf

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 4 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n4-590

ISSN

2525-8761

Autores

Sarah Guimarães Nascimento Santos, Flávia Magela Rezende Ferreira,

Tópico(s)

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Resumo

Há trinta anos no Brasil promulgou-se a Lei Orgânica do SUS (Sistema Único de Saúde) que garante os princípios doutrinários - universalidade, integralidade e equidade - do acesso à saúde a qualquer pessoa em todo o território nacional 1,2 . Nesse viés, a diversidade social é um desafio e é ainda maior quando ouvintes, que não sabem a Libras - Língua Brasileira de Sinais tentam se comunicar com os surdos 3 . Essa realidade é potencializada na área da saúde, pois o atendimento a essa população não é efetivo, nem é humanizado devido a ausência ou falha na comunicação 4,5,6 . Nesse sentido, é imprescindível a inclusão da Libras na rotina dos profissionais da saúde, afim de alcançar um atendimento eficaz e humano à pessoa surda 7 . Diante desse cenário, verificou-se a necessidade de elaborar um dicionário digital e interativo contemplando os sinais básicos da área da saúde. A produção do dicionário em vídeo foi realizada no estúdio do UNIPTAN (Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves) por duas discentes do quinto período de Medicina. A execução desse trabalho proporcionou grande aprendizado às alunas, ampliando sobremaneira o vocabulário em língua de sinais. Devido a necessidade iminente de capacitar os profissionais da área da saúde para uma comunicação básica com a pessoa surda, será executado um projeto na Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei/MG. Serão realizados encontros semanais, em alguns setores pré-determinados pela diretoria da instituição, com duração de uma hora durante dois meses em cada setor no expediente de trabalho, além do auxílio presencial de uma das alunas. Espera-se com esse projeto que os profissionais aprendam os sinais básicos da Libras na área da saúde, para prestarem um atendimento inclusivo, efetivo e humanizado aos surdos. Para essas pessoas, o atendimento digno é alcançado quando são compreendidos. Assim, os princípios doutrinários do SUS serão colocados em prática para esses indivíduos que são excluídos. Dessa forma, atender as necessidades da pessoa surda quando procuram o sistema de saúde é um direito, e é dever de todos os profissionais comprometidos com a sua profissão atendê-los de forma ética e humanizada.

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