Merchandising editorial em filmes de longa metragem lançados no brasil entre 2013 e 2014: análise comparativa e construção de um quadro de referências para a publicidade
2016; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1980-6469
AutoresGabriela Rufino Maruno, Ana Carolina Monier dos Santos,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO projeto propoe como se da a insercao do merchandising editorial no cinema brasileiro em comparacao ao cinema americano, buscando contribuir com a construcao de um quadro de referencia sobre a ocorrencia dessa ferramenta publicitaria nos filmes de longa-metragem. Embora o modelo de analise comparativa tenha sido adotado e discutido por diversos autores, existem poucos trabalhos documentando as analises comparativas do merchandising editorial. Preenchendo essa lacuna, realizamos um estudo envolvendo os filmes: Ate que a sorte nos separe 2, Muita calma nessa hora 2, Os estagiarios e Homem de Ferro 3. O proposito deste estudo foi apresentar um panorama de atuacao e insercao do merchandising nos filmes de longa-metragem destinados ao publico de massa e analisar o papel do merchandising nos filmes blockbusters e compara-los com os filmes nacionais, alem de levantar os mais recorrentes metodos de insercao do merchandising. A metodologia que foi utilizada neste trabalho utilizou ferramentas avaliativas e analiticas. Os procedimentos usados foram levantamento de dados de fontes primarias e secundarias, a analise filmica e a pesquisa bibliografica. Em resumo, foi realizada uma analise textual dos filmes, seguindo os seguintes passos: (1). Levantar justificativas de autores que propiciem uma analise correta e metodos a serem utilizados; (2). Levantar a sinopse dos filmes selecionados; (3). Assistir ao filme, tentando identificar quais sao as marcas/produtos que fazem aparicao no filme; (4). Rever o filme, fazendo pausas e entender como foram inseridas as aparicoes; (5). Rever novamente o filme, ja iniciando a decomposicao filmica: analise da cena, da fala, tempo de duracao e enquadramento; (6). Por fim, na ultima analise, analisamos a trilha e minutagem. Os filmes estudados neste trabalho confirmam os metodos de insercao e a contribuicao para a gestao de marcas. Fica claro, tambem, que os sucessos blockbusters americanos dominam as bilheterias e a ferramenta do merchandising, principalmente quando comparados com os filmes nacionais: sao mais ousados, utilizam cenas mais propicias e tem sutileza para abordar o telespectador.
Referência(s)