O resgate do barroco no conto o cavalo cego, de Josué Guimarães / The rescue of the baroque in the tale o cavalo cego, by Josué Guimarães
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 4 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n4-677
ISSN2525-8761
AutoresCícero Santolin Braga, Loreci Alves Marins,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo propõe refletir sobre a presença do barroco na literatura moderna. Para tanto, o conto O cavalo cego, de Josué Guimarães, é analisado à luz de Campos (1989) e Chiampi (1980), uma vez que o real e o sobrenatural dividem espaço na narrativa, constituindo um dilema tipicamente barroco. O resgate do barroco, no conto de Josué Guimarães, faz-se necessário, pois não se trata apenas de uma escola literária que, devido ao rebuscamento da linguagem, que não alcançou projeção na sociedade, além do Recôncavo Baiano, mas sim de um estilo que não pode ser medido somente pela aceitação em sociedade, como propõe Candido (1975), pois isso seria ignorar os momentos de ruptura e transformação da literatura. Ademais, a corrente literária realismo mágico compreende, de acordo com Chiampi (1980), a obsessão pela designação dos objetos naturais e os fatos históricos que carecem de registro verbal, e significa também o modo dilemático e barroco de interpretar uma sociedade mergulhada em violentos contrastes sociais e brutais anacronismos econômicos.
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