Artigo Acesso aberto

Música e Cidadania Cultura / Music and Citizenship Culture

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 4 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n4-516

ISSN

2525-8761

Autores

Deusmaura Vieira Leão, Carolina Mérida, Fábio Elias Freitas, Lidiane Bernardes Faria Vilela, Rodrigo Francisco Borges Lourenço, Vanessa Renata Molinero de Paula,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

O Programa de Extensão Universitária: Música e Cidadania tem como proposta proporcionar ações educacionais, recreativas, culturais, sociais a crianças da comunidade local que estejam matriculadas na rede escolar e que se encontram em situação de risco, em vulnerabilidade social. Nesse sentido, essa proposta de extensão visa potencializar as ações na comunidade e nas práticas cotidianas no combate à exclusão social dessas crianças. O que se propõe é o desenvolvimento de atividades no âmbito interdisciplinar, envolvendo docentes e acadêmicos de diferentes faculdades da UniRv, profissionais de choro do “Grupo Rabo de Gato”, músicos da cidade de Rio Verde, gestores e professores das Unidades Educacionais da rede municipal de ensino, sempre buscando a indissociabilidade entre extensão, pesquisa e ensino, com ações que possibilitarão a ampliação e difusão de novos conhecimentos. Os estudos apontam que o aprendizado da música contribui para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais, promovendo o bem-estar das crianças, proporcionando melhoria no convívio social, ajudando na superação de problemas de aprendizagem, violência, indisciplina, baixa autoestima, agressão dentre outros, favorecendo o desenvolvimento integral da criança. O Programa terá como princípio norteador de suas atividades a música, nas diferentes áreas do conhecimento, pois, além de ser um excelente instrumento didático-pedagógico, contribui para a melhoria do processo ensino aprendizagem escolar. Para realização da proposta as crianças participarão de aulas presenciais e à distância na UniRV. Para alcançar os objetivos desta proposta foram realizadas pesquisas bibliográficas com base em autores que são autoridades na área, como por exemplo, Yunes e Szymanski (2001), Oliveira (1995) entre outros, e, também, em documentos educacionais.

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