Música e Cidadania Cultura / Music and Citizenship Culture
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 4 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n4-516
ISSN2525-8761
AutoresDeusmaura Vieira Leão, Carolina Mérida, Fábio Elias Freitas, Lidiane Bernardes Faria Vilela, Rodrigo Francisco Borges Lourenço, Vanessa Renata Molinero de Paula,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoO Programa de Extensão Universitária: Música e Cidadania tem como proposta proporcionar ações educacionais, recreativas, culturais, sociais a crianças da comunidade local que estejam matriculadas na rede escolar e que se encontram em situação de risco, em vulnerabilidade social. Nesse sentido, essa proposta de extensão visa potencializar as ações na comunidade e nas práticas cotidianas no combate à exclusão social dessas crianças. O que se propõe é o desenvolvimento de atividades no âmbito interdisciplinar, envolvendo docentes e acadêmicos de diferentes faculdades da UniRv, profissionais de choro do “Grupo Rabo de Gato”, músicos da cidade de Rio Verde, gestores e professores das Unidades Educacionais da rede municipal de ensino, sempre buscando a indissociabilidade entre extensão, pesquisa e ensino, com ações que possibilitarão a ampliação e difusão de novos conhecimentos. Os estudos apontam que o aprendizado da música contribui para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais, promovendo o bem-estar das crianças, proporcionando melhoria no convívio social, ajudando na superação de problemas de aprendizagem, violência, indisciplina, baixa autoestima, agressão dentre outros, favorecendo o desenvolvimento integral da criança. O Programa terá como princípio norteador de suas atividades a música, nas diferentes áreas do conhecimento, pois, além de ser um excelente instrumento didático-pedagógico, contribui para a melhoria do processo ensino aprendizagem escolar. Para realização da proposta as crianças participarão de aulas presenciais e à distância na UniRV. Para alcançar os objetivos desta proposta foram realizadas pesquisas bibliográficas com base em autores que são autoridades na área, como por exemplo, Yunes e Szymanski (2001), Oliveira (1995) entre outros, e, também, em documentos educacionais.
Referência(s)