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A influência da fase do treinamento multicomponente no desenvolvimento das valências físicas em atletas universitários de basquetebol / The influence of the multicomponent training phase on the development of physical valences in college basketball athletes

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 4 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n4-330

ISSN

2525-8761

Autores

Rafael Bizarelo Ribeiro dos Santos, Raphael da Silva Lau, Moisés Augusto de Oliveira Borges, José Camões, César Rafael Marins Costa,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

O basquetebol é caracterizado por uma alta demanda energética e um perfil intermitente de esforços. Diante disso, é fundamental que o planejamento do treinamento seja direcionado a melhorar as valências físicas ao longo da temporada regular. O calendário esportivo e tempo dedicado a preparação esportiva é diferente quando comparamos o desporto universitário e o alto rendimento. O objetivo do presente estudo foi verificar a influência do treinamento multicomponente, seguindo uma lógica de periodização linear semestral, no desenvolvimento de valências físicas de atletas universitários de basquetebol. Foi realizado um estudo experimental ao longo de 24 semanas (microciclos), com duração média de 2 horas de treinamento em dois dias da semana não consecutivos. A amostra foi composta por sete atletas de basquetebol universitário masculino, que foram submetidos ao um processo de treinamento dividido em duas fases igualmente distribuídas: preparação geral e específica. Os testes realizados para verificar as valências físicas foram o teste de corrida sinuosa com condução de bola, corrida com condução com de bola ( sprint 15m), Teste de 12 minutos de Cooper e o Sargent test . No teste de corrida sinuosa com condução de bola foi notado uma redução de 20,5% em média no tempo de teste após 24 semanas de treinamento, e foram verificadas diferenças significativas em todos os intervalos coletados (p<0.05). O teste de sprint de 15m com condução de bola sofreu uma redução de 7,87% ao final da preparação total. O teste de Cooper de 12 minutos teve uma melhora significativa apenas após preparação geral (p<0.05), porém mesmo após período específico foi verificado um acréscimo no Vo²máx de, em média, 9,7%. Não foram verificadas diferenças estatisticamente significativas no desempenho do Sargent test em nenhum intervalo de intervenção. No entanto, ao final do estudo, foi possível verificar um acréscimo no resultado de média de 6,9%. Conclui-se que o planejamento adotado, em especial na fase de preparação geral, foi capaz de promover melhora significativa em importantes variáveis, enquanto a fase de preparação específica sustentou alguns ganhos da preparação geral e propiciou melhora significativa, apenas, na variável agilidade com a bola. Assim como na fase de preparação geral, a preparação específica não aumentou o desempenho no salto vertical.

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