Artigo Produção Nacional

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E QUÍMICA, NO SUDOESTE DO AMAZONAS.

2021; Departamento de História - Colégio Pedro II; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.33025/ceb.v6i1.3108

ISSN

2525-2879

Autores

Sarah Pinto Ramos, Paula Regina Humbelino de Melo, Thiago Ferreira Abreu, Thalles Pinto de Souza,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 assegura a educação como direito de todos os cidadãos brasileiros, sem nenhuma exceção. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo exploratório do processo de inclusão de estudantes com necessidades especiais no município de Humaitá-AM, procurando compreender os desafios e possibilidades por professores de ciências, biologia e química nas escolas públicas municipais e estaduais de ensino regular do município, além de apresentar um levantamento do número de estudantes com necessidades especiais nas escolas. A metodologia perpassa pela aplicação de um questionário aos professores com questões abertas e análise nas matrículas dos estudantes nas escolas, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam como maior desafio o despreparo dos professores da rede pública, bem como a possibilidade de melhoria nas parcerias das escolas com outras instituições, com o intuito de promover, além de uma agregação de valores, uma heterogeneidade na educação.

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