
Desafios e perspectivas do ensino remoto: Uma realidade da liga acadêmica de neonatologia durante a pandemia da covid-19
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 6 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i6.15467
ISSN2525-3409
AutoresMizael Calácio Araújo, Letícia de Oliveira Nascimento, Maria Joaquina Ferreira dos Santos, Jaianny Maria De Freitas Viana, Lúcia Emanuele de Sousa Silva, Raimundo Vicente Oliveira de Queiroz,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoLigas acadêmicas consistem em organizações multidisciplinares sem fins lucrativos com o intuito de influenciar diretamente no processo de formação acadêmica e social dos alunos, a partir de teorias e práticas de forma mais aprofundada. O presente estudo tem por objetivo relatar e descrever os desafios enfrentados, as atividades realizadas e perspectivas de estudantes de enfermagem que integram uma Liga acadêmica do estado do Piauí no ano de 2020, durante a pandemia causada pelo vírus Sars-CoV-2, uma abordagem clara sobre a necessidade de adaptação, ressignificação e resiliência, podendo servir de auxílio para outras ligas e futuros ligantes. Neste período de isolamento social, percebe-se o quanto a sala de aula e a presença física são insubstituíveis, outrora, é nítido que o conhecimento não se limita a espaços geográficos propriamente ditos como escolas e universidades. De fato, foi difícil adaptar-se a uma realidade de ensino à distância num momento cujo a presença em salas de aulas e as discussões ali proporcionadas são primordiais ao aprendizado. Todavia, entende-se que o ensino remoto é a opção mais viável no momento, nesse sentido, o ensino não pode parar e é possível minimizar o impacto do isolamento social. Assim, mesmo após o enfrentamento substancial no contexto social e educacional, é possível compreender a relevância das ligas acadêmicas devido à riqueza de experiências proporcionadas por meio de conhecimentos e atividades acadêmicas complementares.
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