ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DE TEORIA DOS NÚMEROS E CRIPTOGRAFIA: IMPORTÂNCIA DESSAS ÁREAS NOS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
2021; Volume: 10; Issue: 21 Linguagem: Português
10.33871/22385800.2021.10.21.22-43
ISSN2238-5800
AutoresSaddo Ag Almouloud, Teodora Pinheiro Figueroa, Rubens Vilhena Fonseca,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEsta pesquisa de cunho teórico-qualitativo apresenta os resultados de uma análise epistemológica de Teoria dos Números e Criptografia e evidencia a importância dos saberes/conhecimentos dessas áreas nos currículos dos cursos de Licenciatura em Matemática e nos currículos da Escola Básica. A pesquisa surgiu a partir de inquietações referentes à própria prática docente e, também, de relatos da comunidade científica incentivando um maior número de pesquisas na área de Educação Matemática em Teoria dos Números e a associação deste saber às aplicações em Criptografia. Diante deste fato, procuramos responder à seguinte questão de pesquisa: Por que Criptografia é um contexto significativo em Teoria dos Números para os currículos do curso de Licenciatura em Matemática? Para responder nossa questão de pesquisa, valemo-nos de alguns constructos da Teoria Antropológica do Didático e da dimensão epistemológica de um problema didático. Os resultados das pesquisas realizadas mostram que as respostas a essa questão são de fundamental importância tanto para o pesquisador em Didática da Matemática, como para o professor de Matemática.
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