Importância da implantação de questionários para rastreamento e diagnóstico precoce do transtorno do espectro autista (TEA) na atenção primária / Importance of implementing questionnaires for screening and early diagnosis of autism spectrum disorder (ASD) in primary care
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.34119/bjhrv4n2-360
ISSN2595-6825
AutoresPriscilla Letícia Sales Pereira, Eduardo Henrique Souza Xavier Quintela, Thainara Marques Chiamulera, Ana Karoline Figueiredo David, Giovanna Araújo Souza, Paula Kaliana Fernandes de Medeiros, Ana Beatriz Oliveira Galvão, Alinne Beserra de Lucena Marcolino,
Tópico(s)Autism Spectrum Disorder Research
ResumoIntrodução: Considerando que o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é desenvolvido nos primeiros anos de vida e que possui sinais e sintomas inespecíficos, é perceptível a necessidade da Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS) em identificar os sinais iniciais do TEA e de obter o diagnóstico precoce. Objetivo: Analisar as publicações científicas relacionadas à importância do rastreamento precoce do TEA por intermédio de questionários que visem a identificação dos sinais e sintomas previamente. Metodologia: Revisão integrativa da literatura que buscou artigos no banco de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), utilizando como descritores: “diagnóstico precoce”, “autismo” and “questionário”, com os filtros “texto completo”, nos idiomas “português” e “inglês” no recorte temporal de 2015 à 2019. Resultados e discussão: O TEA é caracterizado por déficits persistentes na interação social, na comunicação e por padrões repetitivos e/ou restritos de comportamentos, interesses e atividades, porém, esse transtorno não é degenerativo, pois ao longo da vida é possível, por meio da intervenção em diversas modalidades terapêuticas alcançar o avanço cognitivo, sensorial e motor da criança, sendo o grande diferencial para o alcance desta evolução, o diagnóstico precoce através de instrumentos ainda com utilização incipiente e sendo um grande desafio a implantação destes questionários avaliativos na Atenção Primária. Considerações Finais: O presente estudo possibilitou uma melhor compreensão sobre a detecção do TEA precocemente que auxiliará na intervenção mais adequada, promovendo melhor prognóstico e baixo risco de complicações futuras às pessoas com este tipo de transtorno. Com isso, faz-se necessário o uso de instrumentos de triagem para o diagnóstico de TEA na Atenção Primária a fim de otimizar o diagnóstico o mais precoce, possível. Isto posto, sugere-se mais evidências científicas que suscite maior conhecimento acerca da utilização e implantação destes questionários para rastreamento afim de que o diagnóstico seja feito até os dois anos de idade.
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