Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Uso do Power Point como ferramenta para o desenvolvimento de jogos visando contribuir com o ensino de eletroquímica na educação básica/ The use of Power Point as a tool for the development of games to contribute to the teaching of electrochemistry in basic education

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 4 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n4-418

ISSN

2525-8761

Autores

M. Schettino, Ana Néry Furlan Mendes,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Em pleno século XXI alguns professores da Educação Básica utilizam somente uma metodologia tradicional no ensino de química, o que acaba desmotivando os alunos. Visto que muitos estudantes são nativos digitais e vivenciam com muita intensidade as novas tecnologias, nasce então o desejo de verificar a eficácia da animação interativa para a aprendizagem significativa dos conteúdos de eletroquímica. O objetivo principal deste trabalho é verificar como a aprendizagem do aluno é favorecida através da construção de jogos no computador. Para tal, jogos foram desenvolvidos com o auxílio do Power Point® e oficinas foram organizadas para construção dos jogos interativos no computador na sala do LIED de uma escola estadual. Os resultados foram obtidos a partir da análise dos dados coletados através de questionários, bem como observações em sala de aula, uma vez que o trabalho tem caráter qualitativo. O trabalho teve grande aceitação pelos alunos durante o processo de ensino-aprendizagem, pois houve interação e junção entre teoria e prática. A partir dos resultados pode-se perceber indícios de uma aprendizagem significativa sobre eletroquímica utilizando a confecção dos jogos no computador.

Referência(s)
Altmetric
PlumX