Artigo Acesso aberto Revisado por pares

ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROJETO ARQUITETÔNICO:OS MEIOS ANALÓGICOS, DIGITAIS E SUA RELAÇÃO NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO ARQUITETO

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; Volume: 4; Issue: 15 Linguagem: Português

10.15210/pixo.v4i15.19401

ISSN

2526-7310

Autores

Ana Elisa Souto, Vanessa De Conto,

Tópico(s)

Architecture and Computational Design

Resumo

O arquiteto deve buscar desenvolver uma proposta que responda às demandas da sociedade contemporânea, em constante movimento, e que seja correlata de seu tempo. A disseminação do computador como ferramenta de projeto tem se refletido no ensino de arquitetura, com a tendência crescente de substituir a tecnologia analógica pela digital durante o processo de concepção. O artigo “O profissional reflexivo”, influenciado pela pedagogia da autonomia de Paulo Freire e de Donald Schön, apresenta uma análise sobre o uso desses meios no processo de ensino e aprendizagem de projeto, discutindo o impacto da mera substituição de uma tecnologia pela outra e os reflexos desse processo na atuação de docentes e arquitetos contemporâneos. É necessária uma análise dos ganhos e das consequências da utilização de cada meio no processo projetual. Essa abordagem é fundamental para pensar sobre o fazer arquitetônico, consolidando uma base teórica e metodológica para aplicação em sala de aula.Palavras-chave: projeto arquitetônico, processo analógico e digital, ensino de projeto.

Referência(s)