Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

UMA REFLEXÃO SOBRE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE PROJETO: O ACHATAMENTO E A PANDEMIA DO COVID-19

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; Volume: 4; Issue: 15 Linguagem: Português

10.15210/pixo.v4i15.19411

ISSN

2526-7310

Autores

Rovenir Bertola Duarte, Hélio Hirao, Tatiane Boisa Garcia,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Este artigo trata de uma reflexão teórica sobre o ambiente de aprendizado em arquitetura e urbanismo e o fenômeno do achatamento. Esta reflexão se apoia em duas experiências de ensino nas universidades da UNESP e da UEL, comparando os períodos de pré-pandemia e pandemia de Covid-19. Nesta reflexão partimos de uma leitura do ambiente de aprendizado baseada no conceito de Umwelt de Jakob von Uexküll e suas implicações na construção dimensional deste ambiente, voltada para a relação entre o trio tempo-espaço-atores. A partir desta ideia de ambiente, buscamos definir o fenômeno do achatamento a partir de uma perspectiva mais limitante e negativa (JAMESON, 1991) e outra mais exploratória e positiva (IMPERIALE, 2000). Ao final, relatamos as duas experiências pedagógicas buscando detectar o papel do ambiente conceituado e do fenômeno do achatamento. Acreditamos que tal reflexão possa ajudar a pensar as transformações ambientais em relação ao emprego das novas tecnologias de comunicação.Palavras-chave: ambiente de aprendizado, achatamento, ensino de projeto, pandemia Covid-19.

Referência(s)