Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSÍNO DE FÍSICA: UM MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES

2021; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.12957/periferia.2021.55955

ISSN

1984-9540

Autores

Iván Fortunato, Áurea Cristina Pires Marcelino Lanfranco,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

Este artigo apresenta um Estado do Conhecimento a respeito de uma interface importante, porém pouco explorada na Educação do Campo: o ensino de Física. Partimos da seguinte dúvida: considerando as especificidades tanto do ensino de Física quanto da Educação do Campo, haveria uma preocupação acadêmica de investigar o que acontece quando ambos se encontram no cotidiano escolar? Para responder essa inquietação, foi realizado um mapeamento no Catálogo de teses e dissertações da CAPES, localizando quatro trabalhos, sendo duas teses e duas dissertações, defendidas entre 2014 e 2017. Esses trabalhos foram inventários de forma objetiva, mapeando seus metadados, mas também de forma qualitativa, registrando seus objetivos, a metodologia utilizada, seus referenciais e resultados, buscando, assim, identificar o que já foi produzido a respeito do ensino de Física no e/ou para a Educação do Campo. Ao final, além de sistematizar a interface entre o ensino de Física e a Educação do Campo, lacunas nessa produção foram identificadas, como forma de motivar futuras investigações.

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