Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Uma crítica à massificação educacional no Ensino Médio a partir da Filosofia de Ortega y Gasset

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 7; Linguagem: Português

10.5902/2448065744388

ISSN

2448-0657

Autores

Joabe Tavares Pereira, Galileu Galilei Medeiros de Souza,

Tópico(s)

Health, Education, and Cultural Studies

Resumo

Neste texto buscamos analisar o fenômeno de massificação educacional que ocorre no contexto do Ensino Médio e como o ensino de filosofia pode contribuir para mitigar esse processo. Para tanto, será apresentada a noção de filosofia do pensador espanhol José Ortega y Gasset (1883-1955), especialmente centrada na leitura analítica de O que é Filosofia? e de A Rebelião das Massas, destacando sua preocupação com a adequação dos programas educativos ao esforço por superar o fenômeno da massificação. Mostra-se, assim, como a filosofia, por seu caráter específico, pode servir de instrumento contra o fenômeno de massificação da educação. Por fim, indica-se os ganhos de uma aproximação entre a filosofia orteguiana e a realidade de nossos programas educativos, especialmente aqueles que funcionam no Ensino Médio.

Referência(s)