
DIÁLOGOS ENTRE INTERSEXUALIDADE E O ENSINO DE BIOLOGIA
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE; Volume: 9; Issue: Especial Linguagem: Português
10.14295/de.v9iespecial.12837
ISSN2358-8853
AutoresLuciana Aparecida Siqueira Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz Silva,
Tópico(s)Male Reproductive Health Studies
ResumoA área biomédica, no século XX, consolidou verdades de que corpos intersexo apresentam variações em níveis cromossômicos, gonadais/genitais em desacordo com a lógica binária e o alinhamento sexo-gênero. Tal lógica reverbera-se nos espaços escolares e em livros didáticos. Intencionamos localizar as verdades reiteradas e/ou negadas em uma coleção de livros didáticos de Biologia (LDB), aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático - Ensino Médio, sobre o corpo intersexo e a intersexualidade. A intersexualidade é entendida como parte do dispositivo da sexualidade e o LDB como dispositivo, à luz do referencial foucaultiano. Neste artigo, trazemos as análises de uma coleção que apresenta o corpo intersexo associado à noção de patologia e à incapacidade reprodutiva. A coleção apresenta o corpo intersexo como construção biomédica, cujo centro de verdade alia-se a modos de funcionamento de uma política sobre a vida que toma de assalto corpos que borram fronteiras do sexo e do gênero.
Referência(s)