Os sentidos do ensino de filosofia para juventudes: narrativas de jovens do ensino médio / The meanings of philosophy teaching for youth: narratives of high school students
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 4 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n4-662
ISSN2525-8761
AutoresPriscila Gomes Dos Santos, Christianne Thereza de Almeida Sales,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoO objetivo desse artigo é apresentar possiveis conexões entre as juventudes, os projetos de vida e a filosofia. A filosofia contribui para pensar perspectivas e projetos de vidas? Até que ponto a filosofia contribui para o processo de reflexão para a vida dos sujeitos? Esse não é um exercício simples, nem tampouco dará conta de responder a todas as nossas indagações. Portanto, procuraremos tecer apontamentos sobre essas relações e tentar estabelecer conexões entre as juventudes, a filosofia e projetos de vida de jovens do Ensino Médio. Sobre os estudos das juventudes, ancoramo-nos em autores como Dayrell (2009), Peralva (1997), Pais (2003), Mannheim (1952), que darão embasamento teórico ao que nos propomos discutir. Para este intento, a pesquisa desenvolveu-se por perspectivas teórica e prática, sendo a empiria alicerçada na análise de conteúdo coletado a partir da metodologia de dois grupos focais, cujo público alvo são jovens estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual situada na mesorregião do sertão alagoano. Os dois grupos focais da pesquisa foram formados por doze jovens ao todo, cada qual com seis pessoas. Percebeu-se que compreender a juventude, que mesmo sendo considerada uma categoria social, agrupa pessoas que mesmo estando em determinada faixa etária, há uma multiplicidade de vivências que interferem diretamente nessa forma de ser jovem. Nesse sentido é importante pensar a(s) juventude(s) ou olhar esses sujeitos como singulares e ao mesmo tempo sociais. Pelas participações dos jovens estudantes dos grupos focais, foi possível identificar a capacidade de argumentação desses jovens, que embora os saberes sejam construídos em diferentes espaços, a escola e seus componentes curriculares contribuem para seu desenvolvimento e seus sentidos e projeções de vida, no entanto precisam dar mais espaço para as diferentes vozes desses sujeitos jovens que lá estão.
Referência(s)