Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Relação entre a fase da adolescência com desenvolvimento e comportamento humano no contexto do ensino médio no Município de Capanema – PA/ Relationship between the stage of adolescence with development and human behavior in the context of high school in the Municipality of Capanema – PA

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 4 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n4-142

ISSN

2525-8761

Autores

Luan Daniel Silva Ferreira, Raimundo Rafael de Sousa Soares, Alden Rodrigues Damasceno, Francisco Donnadone Reis Araújo, Luan Cleyton Ramos da Silva, Dayana de Carla dos Santos da Silva, Diocléa Almeida Seabra Silva,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O ser humano passa por diversas fases de desenvolvimento intelectual, como também físico, e a adolescência é caracterizada como o clímax desse processo de desenvolvimento de um indivíduo. Certas teorias pressupõem que a evolução da mente acompanha o crescimento corporal assim como a aquisição de habilidade motores e intelectuais nos seres humanos, sendo visível a relação intrínseca entre desenvolvimento do corpo humano e a quantidade de informação adquirida por um indivíduo ao decorrer da passagem por essas fases. O presente estudo teve o objetivo de caracterizar a forma de aplicação e a relação com o desenvolvimento e comportamento humano no ensino médio, observando principalmente as práticas utilizadas na sala de aula, e se as mesmas estão correlacionadas com o perfil do desenvolvimento e comportamento humano. A pesquisa é de caráter quantitativo exploratório, realizada em uma escola estadual do município de Capanema – PA, foram acompanhadas duas turmas, sendo uma do 1º ano e outra do 3º ano do ensino médio. Os resultados demonstraram uma diferença de comportamento abrupta ao comparar as turmas, estando relacionados inerentemente a faixa etária, refletindo em aumento da maturidade escolar. Conforme se procede as séries tem maior aproveitamento em sala, tanto individual como coletivo. A Interrelação professor/aluno se demonstrou proporcional ao desenvolvimento dos alunos, aumentando a mesma com a elevação das séries.

Referência(s)
Altmetric
PlumX