Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Jogos pedagógicos: Um recurso didático para a aprendizagem de Ciências e Matemática na educação inclusiva para o ensino fundamental - anos finais

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 6 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i6.15525

ISSN

2525-3409

Autores

Sandra Cadore Peixoto, Andressa Venturini,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional, da Universidade Franciscana. Tem como objetivo desenvolver e aplicar um recurso didático, na forma de jogos pedagógicos, direcionado ao Ensino de Ciências e Matemática na Educação Inclusiva, contemplando as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental - Anos Finais. Este estudo teve como referência a Base Nacional Comum Curricular (2017), focando na interdisciplinaridade da Educação Inclusiva. O público-alvo foram estudantes com Deficiência e/ou com Dificuldades Específicas de Aprendizagem, matriculados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Schlesner – Centro Educacional Especializado, do Município de Paraíso do Sul, no Rio Grande do Sul. Realizou-se uma pesquisa com aspectos qualitativos e foram produzidos jogos pedagógicos como recurso didático. Os jogos produzidos foram: Trilha da Divisão, Roleta dos Números, Tangram das Aves e Batalha das Palavras. Utilizou-se como estratégia de ensino uma sequência didática para a aplicação dos jogos.

Referência(s)