Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação de duas correntes da economia ambiental: a escola neoclássica e a economia da sobrevivência

1998; Editora 34; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/0101-31571998-1265

ISSN

1809-4538

Autores

Charles C. Mueller,

Tópico(s)

Environmental Sustainability in Business

Resumo

RESUMO É possível avaliar as principais escolas de pensamento em economia ambiental com base em uma visão estilizada do desenvolvimento sustentável. Essa visão considera sustentável o desenvolvimento que assegura: pelo menos a manutenção do nível de bem-estar da atual geração de habitantes do primeiro mundo; um aumento no bem-estar da atual geração que habita os países pobres; e a capacidade das gerações futuras de manter ou melhorar seu bem-estar. Em princípio, uma escola de pensamento em economia ambiental deve considerar esses três aspectos; no entanto, alguns enfatizam um, outros enfatizam outro desses aspectos. Com base em uma estrutura baseada no conceito acima de desenvolvimento sustentável, o artigo apresenta uma avaliação de duas dessas escolas de pensamento: economia ambiental neoclássica, enfatizando as economias de mercado industrializadas e de curto prazo; e uma escola que poderia ser denominada economia de sobrevivência, enfatizando o longo prazo. Começa com uma discussão sobre a recente inserção da dimensão ambiental na economia, e segue com uma revisão do conceito de desenvolvimento sustentável, adaptado para a avaliação. Conclui com uma discussão sobre a principal contribuição das duas escolas e os principais contrastes entre elas.

Referência(s)