A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO ESTUDO DE CASO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA OS DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
2018; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresMariana Monteiro Soares Crespo de Mariana, Gerson Tavares do Carmo, Amanda Leal Castelo Branco,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO presente estudo objetivou desenvolver e aplicar o Estudo de Caso denominado “O caso da abelha rainha: o dilema de Luiza”, cuja disciplina abordada foi a Zoologia, sobre o tema das abelhas e a producao de mel. Os procedimentos metodologicos do estudo, de natureza qualitativa, foram realizados em uma turma de VIII fase de escolaridade do Ensino Fundamental, na modalidade da Educacao de Jovens e Adultos - EJA - em uma instituicao de ensino municipal da cidade de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro. Tais procedimentos apresentaram quatro etapas: a primeira caracterizou-se pela primeira aplicacao do caso; as duas etapas posteriores pela troca de saberes; e, a ultima, pela segunda aplicacao do caso. A analise dos dados foi realizada a partir da tecnica de Analise de Conteudos. Os resultados indicaram para as evolucoes das respostas dos estudantes da primeira para a segunda aplicacao. Apontamos, dessa forma, que este estudo atendeu aos objetivos propostos e, dessa forma, ha apontamentos para a contribuicao satisfatoria do desempenho do corpo discente.
Referência(s)