Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A EXPERIÊNCIA INTERATIVA DE FAMÍLIAS EM UM MUSEU DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO NO MUSEU DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PORTO ALEGRE

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p261

ISSN

1518-9384

Autores

Luisa Massarani, Graziele Scalfi, Jéssica Norberto Rocha, Rafael Velloso, Martha Marandino,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este estudo, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, teve como objetivo compreender a experiência de famílias em um museu de ciência, com destaque para as interações e conteúdo conversacional. Participaram do estudo quatro grupos de famílias com crianças em visita espontânea ao Museu de Ciência e Tecnologia (MCT) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O estudo contou com o registro audiovisual das relações das famílias com seus pares e com as exposições e, como instrumento de análise, utilizou-se um protocolo que combina aspectos teóricos e empíricos da interatividade. Os resultados indicam que, durante as visitas, as famílias conversam sobre aspectos das exposições, contemplando ou lendo textos e participando plenamente das atividades propostas. No entanto, foram reduzidas as conversas sobre temas de ciência. As análises sugerem que os pais, em maior ou menor intensidade, exerceram um papel importante de assistência e orientação das crianças, por exemplo, ao fornecerem instrução e apoio na interpretação para entender os conhecimentos científicos expostos, participarem em atividades e estimularem conexões com experiências anteriores que contribuíram para conversas nas quais emergiram reflexões de diversas naturezas e comportamentos de aprendizagem.

Referência(s)