Artigo Revisado por pares

Teodolito caseiro: construindo significados para conceitos das razões trigonométricas (seno, cosseno e tangente)

2021; Volume: 6; Issue: 14 Linguagem: Português

10.23864/cpp.v6i14.320

ISSN

2526-2882

Autores

Manoela Alves Silva,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este trabalho trata-se de um relato de experiencia sobre uma atividade desenvolvida com turmas da 2a serie do Ensino Medio, do Colegio Estadual de Urandi, na cidade de Urandi – BA. As aulas de matematica sao rotuladas pelos alunos, como monotonas e desinteressantes, pois na maioria das vezes eles nao vem a pratica dos conteudos trabalhados em sala de aula. No estudo da trigonometria e imprescindivel a resolucao de situacoes problemas, ja que muitos dos exercicios a serem resolvidos apresentam aspectos contextualizados com o dia a dia. Desse modo, o foco dessa atividade foi motivar os alunos a construirem suas proprias problematicas sobre conceitos basicos trigonometricos (seno, cosseno e tangente), atraves da construcao e utilizacao de um teodolito caseiro. Buscando dessa forma, a caracterizacao da matematica como uma disciplina essencial e de significados para a sua vida. E despertando e fomentando assim, uma postura mais ativa dos estudantes frente a essa disciplina que e tao estigmatizada em nossa sociedade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX