Artigo Acesso aberto Produção Nacional

REINVENÇÕES DE PRÁTICAS DE CUIDADO EM TEMPOS DA COVID-19

2021; Volume: 20; Linguagem: Português

10.36925/sanare.v20i0.1509

ISSN

2317-7748

Autores

Márcia Maria Santos da Silva, Osmar Arruda da Ponte Neto, Liélma Carla Chagas da Silva, Maria José Galdino Saraiva, María Socorro de Araújo Dias,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

O cenário pandêmico da Covid-19 aportou desafios para a promoção da saúde e gestão do cuidado, pois suscitou a reinvenção das práticas de atenção. Este escrito objetiva descrever e discutir ações realizadas pela Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, com o redimensionamento da atuação das residências multiprofissionais por ela desenvolvidas. Trata-se de um relato de experiência que comporta três ações instituídas por esta escola e operacionalizadas no município de Sobral, Ceará. As estratégias Comunicação Comunitária, Conectados com a Saúde e Plantão Psicossocial intentaram orientar medidas relacionadas à Covid-19 e dar continuidade às ações de promoção da saúde, prevenção e tratamento de agravos, sobretudo àqueles relacionados à saúde mental. A partir dos fundamentos da educação popular, foi potencializada a comunicação em saúde por meio de equipamentos comunitários e plataformas digitais. A produção de material educativo, as parcerias com instituições e rádios comunitárias e a oferta de escuta qualificada às necessidades de saúde mental foram fundamentais. As estratégias contribuíram para a garantia do direito à informação, o incremento à comunicação na saúde, a disseminação de conhecimentos e a incorporação das tecnologias digitais nas práticas de cuidado na saúde.

Referência(s)