Artigo Acesso aberto

Tdic E Afetividade: Ferramentas Para O Desenvolvimento Humano, Cidadão E Cognitivo Em Busca Da Aprendizagem Significativa Dos Alunos Da Escola Pública Municipal De Maranguape / Tdic and Affectivity: Tools for Human, Citizen, and Cognitive Development in Pursuit of Meaningful Learning for Students at the Maranguape Municipal Public School

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 4 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n4-204

ISSN

2525-8761

Autores

Antonio Edson Martins De Oliveira, Zilvanir Fernandes De Queiroz,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

O presente trabalho tem como foco mostrar a experiência de um profissional com a elaboração do projeto “Click Educação”, enquanto coordenador de ciência e tecnologia da secretaria de educação do município de Maranguape, cujo percurso teve um olhar para as tecnologias na educação, com um caminhar traçado pela afetividade, assim como o desenvolvimento de um sistema operacional customizado com recursos educacionais e conteúdos curriculares das disciplinas para usar nos computadores dos laboratórios de informática educativa do programa PROINFO, objetivando analisar o uso destes conteúdos, através da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação(TDIC) e da afetividade como ferramentas para o desenvolvimento humano, cidadão e cognitivo em busca da aprendizagem significativa dos alunos das 36 escolas públicas municipais de Maranguape que possuem Laboratório de Informática Educativa (LIE). A realização desse estudo buscou investigar teoricamente como, a informática educativa e a afetividade poderia servir de instrumentos para o desenvolvimento intelectual na aprendizagem dos alunos, mostra a experiência de países como a Finlândia e Cingapura com uma política nacional de valorização e qualificação do magistério, assim como o uso das tecnologias educacionais que são fundamentais. A metodologia desenvolvida consistiu em uma revisão bibliográfica, com vista à realização de uma análise documental. Os resultados foram alcançados nas escolas que foram lotados pessoas para ficarem nos LIE. O estudo tem sua base teórica e conceitual sustentada nos trabalho dos autores: Saymour Papert, Jonh Dewey, Jean Piaget, Lev Vigotsky, Paulo Freire, Isnar Soares, Gadotti, Platão, Pestalosi, Henry Wallom, Mantoan, Figueiredo, Silva, Magela, dentre outros.

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