Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Imagem Corporativa nas Redes Sociais: um estudo em organizações públicas de Santa Catarina

2021; UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2317-6466

Autores

Thais Najdzion, Aline Regina Santos, Cecília Melquíades de Sousa,

Tópico(s)

Corporate Identity and Reputation

Resumo

Considerando a imagem corporativa como um importante gerador na formacao da reputacao e confianca de organizacoes publicas e privadas, o objetivo desse estudo e analisar a formacao dessa imagem a partir das redes sociais. Foram escolhidas duas organizacoes como objetos de analise, representando aquelas com alto e baixo indices de confianca, tendo por base a pesquisa Ibope de 2018. O estudo foi executado mediante analises na rede social Facebook , com a coleta e analise de texto postado, data de postagens, numero de curtidas, de comentarios e de compartilhamentos e comentarios em destaque. Foram coletadas 130 publicacoes e 1173 comentarios. A partir da classificacao das postagens, constatou-se que as organizacoes estudadas focam suas publicacoes em comunicacao institucional e que as publicacoes de carater relacional desempenharam um papel melhor no engajamento com o publico. Com relacao aos comentarios, destaca-se a importância dos comentarios positivo e negativo nao pertinentes ao assunto da publicacao, por refletirem a imagem da organizacao no imaginario dos seguidores.

Referência(s)