
OBSTÁCULOS E BENEFÍCIOS NA ADOÇÃO DE PRÁTICAS DE COMPRAS SUSTENTÁVEIS
2021; Volume: 30; Issue: 53 Linguagem: Português
10.22295/grifos.v30i53.5280
ISSN2175-0157
AutoresAntonio Aparecido Jacob, Denise Helena Lombardo Ferreira, Cibele Roberta Sugahara, Celeste Aída Sirotheau Corrêa Jannuzzi,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA compra sustentável é uma importante ferramenta em prol do desenvolvimento social, econômico e ambiental e, no entanto, sua prática é relativamente reduzida no Brasil. Diante desse relevante cenário, o objetivo desta pesquisa é identificar os obstáculos e os benefícios na adoção de práticas de compras sustentáveis no sentido de verificar quais são os mais recorrentes. O método utilizado consiste em uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, cuja leitura dos dados é orientada pela análise de conteúdo. Com o estudo foi possível identificar que as barreiras financeiras geralmente constituem os principais obstáculos às compras sustentáveis, seguidas da incipiência de fornecedores preparados para atender a demanda de produtos e serviços sustentáveis. Os aspectos relacionados à motivação e cultura organizacional também compõem um conjunto de barreiras importantes e presentes na adoção das compras sustentáveis. Esse estudo evidenciou que a prática de compras sustentáveis pode ser dificultada por entraves como: o desconhecimento acerca do conceito de compras sustentáveis, a falta de informações sobre o mercado de produtos sustentáveis e a falta de conscientização dos envolvidos no processo. Por outro lado, benefícios significativos para a sociedade podem ser gerados ao se implantar as práticas de compras sustentáveis, tais como a redução do impacto ambiental, com efeitos positivos sobre a saúde e bem-estar; geração de emprego; aumento da conscientização sobre temas socioambientais pela comunidade local e ganho reputacional das organizações.
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