Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Feminismo de mercado: um mapeamento do debate entre feminismos e consumo

2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Issue: 61 Linguagem: Português

10.1590/18094449202100610012

ISSN

1809-4449

Autores

Soraya Barreto Januário,

Tópico(s)

Media, Gender, and Advertising

Resumo

Resumo O presente artigo parte do debate sobre a mercantilização das bandeiras feministas pela publicidade. Tendo em vista o acirramento do uso dos discursos dos feminismos pelo mercado nos últimos anos, a pesquisa busca explorar e mapear as reflexões sobre representatividade das mulheres na mídia, empoderamento feminino e sobre o processo de comoditização dos feminismos. Com efeito, reflito em torno dos debates acadêmicos que intersectam as áreas de saber dos estudos do consumo e dos feminismos, bem como dos discursos e das práticas publicitárias. Para tal, dialogo criticamente com a noção de “feminismo de mercado”, apontando, à luz da pesquisa bibliográfica, potencialidades e lacunas. Por fim, apresento algumas sugestões de possíveis práticas e reflexões que podem auxiliar na análise crítica em torno da mercantilização do discurso feminista.

Referência(s)