Artigo Revisado por pares

Análise urbanística e ambiental do corredor metropolitano Guarulhos São Paulo

2016; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

1980-6469

Autores

Manuela Camargo Rosa, Sandra Emi Sato,

Tópico(s)

Geography and Environmental Studies

Resumo

A busca por uma mobilidade urbana sustentavel tem reformulado as politicas publicas de transporte e de circulacao para todos, de modo a contribuir para o bem-estar economico, social e ambiental. Dentro deste contexto, esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar os impactos urbanos e ambientais do Corredor Metropolitano Guarulhos Sao Paulo que possam influenciar nesta sustentabilidade. Este corredor de onibus esta sendo construido pelo governo do Estado de Sao Paulo e tem a finalidade de prover o municipio de Guarulhos e a regiao nordeste de Sao Paulo com uma rede de transporte coletivo altamente qualificado para atendimento da demanda metropolitana de transporte publico, fundamentada na implantacao de uma rede metropolitana e municipal integrada, operando a partir de um tratamento viario exclusivo para a circulacao dos onibus. Os metodos desta pesquisa se distribuem em quatro etapas basicas: a) Levantamento de dados disponiveis e pesquisa bibliografica; b) Analise do uso do solo no entorno do Corredor de Onibus Metropolitano em Guarulhos; c) Trabalho de campo; d) Analise espacial e caracterizacao dos problemas urbanos e ambientais. Por meio do trabalho de campo foi possivel verificar alguns problemas, como: rachaduras no asfalto em alguns trechos; o nivel dos bueiros e diferente do nivel das ruas, acarretando problemas para os veiculos que trafegam por la; trânsito lento proximo as obras em qualquer horario do dia, inclusive nos finais de semana; a faixa por onde devem passar os onibus estao servindo como estacionamento ou pista de caminhada; supressao da vegetacao dos canteiros centrais; em todo o trecho do corredor uma faixa de veiculo foi retirada para dar lugar ao corredor de onibus; entre as avenidas Antonio de Souza e Papa Joao Paulo I nao possui obras, devido a problemas com desapropriacoes; alguns comercios fecharam as suas portas devido as obras; mudancas de uso do solo no entorno, como industrias dando espaco para empreendimentos imobiliarios; entre outros problemas. A expectativa e que o corredor de onibus atenda as demandas dos usuarios do transporte coletivo de forma agil e eficaz, que as rotas sejam estrategicas e facam com que o trânsito de avenidas congestionadas diminua, mas por enquanto somente os terminais que foram entregues funcionam e de maneira parcial e a sustentabilidade, apoiada no tripe economico social ambiental, por enquanto nao esta sendo aplicada.

Referência(s)