Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E ENSINO HÍBRIDO

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÃNGULO MINEIRO; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18554/rt.v14i1.5556

ISSN

2316-9966

Autores

Naiane De Lima Mascarelo, Simone Simioni, Talita Zilio Albiero, Ivo Dickmann,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

As práticas pedagógicas estão em constante transformação e são uma forma de modificar diversos cenários sociais e culturais, pois atinge mais do que a relação professor aluno, perpassa os muros escolares e desencadeia atitudes positivas das comunidades que esses docentes e discentes convivem. Considerando ser fundamental a capacitação dos docentes, desenvolvemo-la com os professores do Ensino Fundamental I, do Grupo Escolar Nossa Senhora de Fátima, de Herval d’Oeste. Tal capacitação prioriza os temas Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e Ensino Híbrido (EH) os quais proporcionam uma visão inovadora, transformadora e moderna. Frente a atual situação de pandemia mundial, devido ao vírus COVID-19, termos novos foram apresentados e outros resgatados, pois diversos modelos de metodologias ativas já são pautados em muitas formações continuadas, contudo, muitas ainda não eram aplicadas, por requerer, ou, por achar-se que a tecnologia mediava e fundamentava os processos, o que na realidade não está intrinsecamente relacionada. A partir desta problemática, este artigo apresenta possíveis metodologias ativas, reflexões da formação dos acadêmicos nos cursos de licenciatura, bem como os resultados obtidos na capacitação de professores.

Referência(s)
Altmetric
PlumX