
COEXISTÊNCIA DO RURAL NO URBANO COMO POTENCIAL PARA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA NA APA BACIA DO RIO DO COBRE/SÃO BARTOLOMEU, SALVADOR-BA (BR).
2021; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.51359/2525-6092.2021.250337
ISSN2525-6092
AutoresDébora Carol Luz da Porciúncula, Cristina Maria Macêdo de Alencar, Manuel Vitor Portugal Gonçalves, Mariana Reis Santana,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoNeste artigo analisam-se os usos culturais da natureza relativos à dinâmica da ruralidade metropolitana e as estratégias desenvolvidas para a conservação ambiental dos fragmentos remanescentes urbanos da Mata Atlântica na Área de Proteção Ambiental do rio do Cobre/São Bartolomeu, Salvador, Bahia. Estas estratégias se pautaram metodologicamente na pesquisa-ação como atividade de extensão, realizada desde 2017, pelos pesquisadores do grupo de Pesquisa Desenvolvimento, Sociedade e Natureza (DSN), do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social, ambos da Universidade Católica do Salvador (UCSAL), junto aos membros do Conselho Gestor da APA Bacia do Cobre/São Bartolomeu, coletivo Guardiões da APA Bacia do Cobre/São Bartolomeu, de associações de moradores e de lideranças locais. Como resultado tem-se a afirmação da importância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, que efetivou conhecimento formal e informal, possibilitando visibilidade dos modos de vida em coexistência. Ademais emergiu como resultado a constatação socioambiental de interdependência entre conservação da natureza e conservação da vida humana, podendo, o acesso a projetos configurar condições de possibilidades de alternativas socioambientais de desenvolvimento.
Referência(s)