Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

EVASÃO EM CURSOS DE LICENCIATURA DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÃNGULO MINEIRO; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18554/rt.v14i1.5461

ISSN

2316-9966

Autores

Walêska Dayse Dias de Sousa, Carla Regina Costa, Daniele Cristina de Souza, Janaina Faria de Ornellas, Leandro Cruvinel Lemes, Marcos Dionízio Moreira, Mariângela Torreglosa Ruiz Cintra, Osmar Aléssio, Patrícia Andressa de Almeida Buranello, R.S. Silva, Alan Lopes Melo, Moyses de Oliveira Pereira Alves, Ana Cristina Thiersch Cruz, Bianca Mendonça Prata,

Tópico(s)

Health, Education, and Aging

Resumo

Um grupo multidisciplinar de profissionais da Universidade Federal do Triângulo Mineiro realizou estudo com o objetivo de compreender os índices de evasão dos cursos de graduação do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação e de apresentar proposições. Foram utilizados os seguintes procedimentos teórico-metodológicos: revisão de literatura sobre o tema evasão na Educação Superior, levantamento de dados no sistema acadêmico da instituição e nos setores que registram a vida escolar dos estudantes e questionários. O estudo concluiu que o fenômeno da evasão é complexo, multifacetado, social e historicamente referendado, pois envolve desde questões relacionadas às condições objetivas de permanência na universidade, como questões financeiras, tempo, saúde, problemas familiares, até condições subjetivas como dificuldades de aprendizagem, dificuldades de adaptação à proposta pedagógica e à cultura acadêmica, falta de identificação com o curso e dúvidas quanto à inserção no mundo do trabalho após a formação. O estudo propôs o fortalecimento de ações institucionais que impactem na permanência e no sucesso acadêmico, além da implementação de um projeto de tutoria. Também indicou a necessidade de definir uma política institucional de combate à evasão com responsabilidades dos diferentes setores e profissionais da universidade, recursos e formas de acompanhamento articulado.

Referência(s)
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