Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Autores e alvos da agressão: um estudo da violência escolar em escolas públicas e particulares de Campo Grande/MS

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.34024/olhares.2021.v9.11236

ISSN

2317-7853

Autores

Branca Maria de Meneses, Dulce Regina dos Santos Pedrossian, Rejane de Aquino Souza, Rayane De Sousa Matos de Albuquerque, Angelo Luiz Ferro,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais da pesquisa em andamento Violência escolar: discriminação, bullying e responsabilidade, que tem como pressuposto teórico-metodológico a teoria crítica da sociedade. Os participantes do estudo foram 393 alunos (205 de três escolas públicas municipais e 188 de três particulares) do nono ano do ensino fundamental do município de Campo Grande (MS). O instrumento empregado na coleta de dados foi a Escala de Identificação de Bullying (Escala B). O objetivo consistiu em analisar as indicações dos alunos em relação a aspectos da violência escolar: características dos autores e dos alvos da violência; motivos que levam a ser autor de agressão; e sentimentos dos autores e dos alvos da agressão. Dos resultados quanto às características dos autores: fortes, magros, populares, bons esportistas e com más notas; e dos alvos: fracos, gordos, impopulares, maus esportistas e com boas notas. Os motivos se referem a não ter o que fazer, falta de respeito e não ter limites. Quanto aos sentimentos dos autores: covardia, ódio e como não perdedor; e dos alvos: ódio, desejo de vingança, tristeza, inferioridade e desconsiderado/insignificante. Portanto, o estudo sobre a violência escolar a partir dos autores e alvos da agressão evidenciam as dimensões ideológicas e psicológicas implicadas nas relações sociais e que colocam à mostra a cruel e contraditória realidade frente à violência escolar. Não se pode negligenciar que a repetição compulsiva dos atos de violência acaba por levar alunos e professores a se acomodarem diante de sua existência, a se tornarem indiferentes frente à barbárie.

Referência(s)