VISUALIZAÇÃO ESPACIAL: UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA DE SIMULAÇÃO TRIDIMENSIONAL INTERATIVA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE DESENHO TÉCNICO
2019; Universidad de Los Lagos; Volume: 6; Issue: 9 Linguagem: Inglês
ISSN
0719-4706
AutoresVanderson dos Santos Alves, Mirley Luciene dos Santos, Marcelo Duarte Porto,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEnglishThe use of three-dimensional simulations in architectural design is due to several potential benefits that these information modeling tools can bring. Among them is the simulation of three-dimensional interactive models that can aid in the creation and understanding of simple and complex objects. The present article intends to demonstrate the relevance of simulated three-dimensional environments in the teaching and learning process of technical drawing. From the application of this tool in the discipline of Technical Design for students of the courses of Geology, Production Engineering and Transport Engineering of the Federal University of Goias (UFG), we intend to bring a reflection on the use of technologies that aid the process of teaching learning from the understanding of the student's reality and his previous knowledge in the theoretical and practical fields portuguesO uso de simulacoes tridimensionais no desenho arquitetonico se deve a diversos beneficios potenciais que estas ferramentas de modelagem da informacao podem trazer. Dentre elas, esta a simulacao de modelos tridimensionais interativos que podem auxiliar a criacao e compreensao de objetos simples e complexos. O presente artigo pretende demonstrar a relevância de ambientes tridimensionais simulados no processo de ensino e aprendizagem de desenho tecnico. A partir da aplicacao dessa ferramenta na disciplina de Desenho Tecnico para alunos dos cursos de Geologia, Engenharia de Producao e Engenharia de Transportes da Universidade Federal de Goias (UFG), pretendemos trazer uma reflexao sobre a utilizacao de tecnologias que auxiliem o processo de ensino aprendizagem a partir da compreensao da realidade do aluno e de seus conhecimentos previos nos campos teorico e pratico.
Referência(s)