
ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE: UM OLHAR PARA O LIXO NA NOOSFERA CAMPEIRA
2019; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresAdriana Cachutski Tramontin, Sanny Carla Duarte, Awdry Feisser Miquelin, Danislei Bertoni,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO objetivo deste artigo e relatar uma experiencia de pratica docente e analisar as contribuicoes da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade como proposta metodologica para a pratica docente em Ciencias nos anos finais do Ensino Fundamental, com vista a formacao de cidadaos criticos e atuantes na transformacao da realidade socioambiental. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes do 6o ano do ensino fundamental de uma escola da rede publica estadual do municipio de Carambei/PR. Projetos dessa natureza permitem ao estudante o acrescimo de mais autonomia. Portanto, o contexto de descarte incorreto/inadequado do lixo domestico no meio rural permitiu um estudo interdisciplinar sobre a realidade socioambiental e os resultados evidenciaram que houve um impacto positivo, pois tanto a comunidade, quanto a escola envolveram-se no processo, alem de contribuir para a construcao da autonomia dos estudantes para uma formacao cientifica e tecnologica.
Referência(s)