Artigo Produção Nacional

ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE: UM OLHAR PARA O LIXO NA NOOSFERA CAMPEIRA

2019; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Adriana Cachutski Tramontin, Sanny Carla Duarte, Awdry Feisser Miquelin, Danislei Bertoni,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O objetivo deste artigo e relatar uma experiencia de pratica docente e analisar as contribuicoes da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade como proposta metodologica para a pratica docente em Ciencias nos anos finais do Ensino Fundamental, com vista a formacao de cidadaos criticos e atuantes na transformacao da realidade socioambiental. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes do 6o ano do ensino fundamental de uma escola da rede publica estadual do municipio de Carambei/PR. Projetos dessa natureza permitem ao estudante o acrescimo de mais autonomia. Portanto, o contexto de descarte incorreto/inadequado do lixo domestico no meio rural permitiu um estudo interdisciplinar sobre a realidade socioambiental e os resultados evidenciaram que houve um impacto positivo, pois tanto a comunidade, quanto a escola envolveram-se no processo, alem de contribuir para a construcao da autonomia dos estudantes para uma formacao cientifica e tecnologica.

Referência(s)