Artigo Produção Nacional

evolução do ensino de língua japonesa nas escolas públicas do estado de São Paulo através da análise e crítica de dois livros didáticos de japonês – LE

2020; Issue: 43 Linguagem: Português

10.11606/issn.2447-7125.vi43p129-148

ISSN

2447-7125

Autores

Otávio de Oliveira Silva,

Tópico(s)

Multilingual Education and Policy

Resumo

Este estudo traz à baila um panorama da evolução do ensino de língua japonesa nas escolas públicas estaduais paulistas desde 1995 até 2019 com base na análise de dois livros didáticos (LD) utilizados pelos Centros de Estudos de Línguas (CEL), e insere-se nas discussões contemporâneas em torno de bases e normatividades para os componentes curriculares da educação básica (EB), uma vez que problematiza a elaboração de políticas públicas educacionais para Línguas Estrangeiras Modernas (LEM), especificamente para a promoção e importância das iniciativas estaduais para a elaboração de LD, em um momento em que se observam dissenções e acepções conflitantes nas políticas federais regulatórias da EB para LEM. Objetivamos elucidar os progressos no ensino de japonês tendo como base os estudos de Ansary e Babaii (2002), no que tange às características universais dos livros didáticos

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