Artigo Revisado por pares

AS BATIDAS DO VIOLÃO NA BOSSA NOVA E A REAL IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DE JOÃO GILBERTO, TOM JOBIM E VINÍCIUS DE MORAES NO MOVIMENTO: UM ESTUDO COMPARATIVO A RESPEITO DO VERDADEIRO PAPEL DE CADA UM DESSES ARTISTAS NA REVOLUÇÃO MUSICAL DOS ANOS 50 E 60

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO; Volume: 6; Issue: 4 Linguagem: Português

ISSN

2358-8411

Autores

Ethmar Vieira de Andrade Filho,

Tópico(s)

Music History and Culture

Resumo

O presente trabalho de pesquisa, focado na Bossa Nova, movimento musical do final dos anos 50 e inicio dos anos 60 que revolucionou a Musica Popular Brasileira e que lancou sobre o jazz norte americano um influencia determinante e perene, contagiando o mundo, faz uma analise a respeito da importância da participacao do Maestro Antonio Carlos Jobim, com suas melodias, harmonias e arranjos; do cantor e violonista Joao Gilberto, com sua batida do violao e sua forma de cantar e do poeta Vinicius de Moraes, com suas letras intraduziveis, para o desenvolvimento do genero musical. Baseado em depoimentos dos principais musicos e criticos envolvidos com o movimento, em livros escritos por estudiosos do assunto, teses, dissertacoes e artigos cientificos, publicados no Brasil e nos EUA, este trabalho pretende repensar a importância exclusiva de Joao Gilberto como o maior e inegavel representante da Bossa Nova, tanto nos Estados Unidos como no resto do mundo e a base estilistica relacionada ao repertorio e a estetica musical que veio proporcionar essa importância, de nomes Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Os criticos e estudiosos da Bossa Nova interpretam aqui o efeito das musicas sobre as pessoas, a formacao de plateias e consumidores de discos, os sucessos e insucessos das apresentacoes e impressoes deixadas pelos eventos que, muitas vezes mexeram com os destinos tomados pelos musicos e pelos produtores. Ja os musicos, analisam a Bossa Nova e seus inventores ou descobridores, como magicos da beleza e da transformacao que chegou aos Estados Unidos em uma epoca em que a musica norte americana passava por uma especie de crise de criatividade.

Referência(s)