
Música preexistente em filmes de David Neves dos anos 60: na contramão do nacionalismo cinemanovista?
2021; Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual; Issue: 23 Linguagem: Português
ISSN
1852-9550
Autores Tópico(s)Sociology and Education in Brazil
ResumoEm filmes do Cinema Novo nos anos 1960, foi comum o uso de musica classica preexistente, especialmente do compositor Heitor Villa-Lobos, dentro de um projeto de busca pela identidade nacional. O diretor cinemanovista David Neves usou musica preexistente em Mauro, Humberto (1968) e Memoria de Helena (1969), porem oriunda de um repertorio predominantemente romântico europeu. Embora as tematicas gerais e conteudos desses filmes guardem relacao com o restante do movimento cinemanovista, analisamos o quanto a musica traz um elemento de cosmopolitismo a esses filmes, alem de associacoes com o Romantismo por meio do cinema de Humberto Mauro e com elementos do Modernismo literario mineiro. Palavras-chave: Cinema Novo, David Neves, musica, nacionalismo, romantismo. Resumen: En peliculas del Cinema Novo brasileno de los anos 1960 fue comun el uso de musica clasica preexistente, especialmente del compositor brasileno Heitor Villa-Lobos, conforme a un proyecto de busqueda por la identidad nacional. El director cinemanovista David Neves utilizo musica preexistente en Mauro, Humberto (1968) y en Memoria de Helena (1969), pero proveniente de un repertorio predominantemente romantico europeo. Aunque las tematicas generales y contenidos de estas peliculas mantengan relacion con el resto del movimiento del Cinema Novo , analizamos en que medida la musica trae un elemento de cosmopolitismo a dichos films, ademas de asociaciones con el Romanticismo por medio del cine de Humberto Mauro y con elementos del Modernismo literario de Minas Gerais. Palabras clave: Cinema Novo brasileno, David Neves, musica, nacionalismo, romanticismo. Abstract: Cinema Novo tends to include the musical scores of Brazilian composer Heitor Villa-Lobos in accordance with the movement’s projected construction of national identity; however, in Mauro, Humberto (1968) and Memoria de Helena ( Memories of Helena , 1969) David Neves resorted to a European romantic repertoire. We argue that while Neves’ themes coincide with those of Cinema Novo , the soundtrack of his films suggest cosmopolitism, the associations with Romanticism of Humberto Mauro’s cinema, and literary connections with Modernism in Minas Gerais. Key words: Brazilian Cinema Novo , David Neves, music, nationalism, romanticism. Fecha de recepcion: 22/12/2020 Fecha de aceptacion: 04/03/2021
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