Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Identidade profissional de professores que ensinam matemática: Elementos e ações para a construção de uma proposta para futuras investigações

2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 32; Linguagem: Português

10.1590/1980-6248-2018-0109

ISSN

1980-6248

Autores

Ênio Freire de Paula, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Resumo O presente artigo apresenta um ensaio teórico, motivado pelo desejo de conhecer que elementos e ações podem ser considerados em um trabalho que se propõe a discutir a identidade profissional (IP) de professores que ensinam matemática (PEM). Os resultados apresentados são fruto de estudos realizados nos últimos anos com o objetivo de contribuir para a construção de uma proposta, não prescritiva, pautada no modelo quadripolar de investigação e em uma caracterização de IP, que podem ser considerados em futuras investigações a respeito da IP de PEM. Espera-se, assim, que este trabalho possa oferecer subsídios para reflexão aos interessados na temática da IP de PEM, dispostos a ampliar o debate a respeito desse campo investigativo.

Referência(s)