GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA A PARTIR DO DECRETO LEI 5.707/2006

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Inglês

ISSN

1679-1827

Autores

José Alves Araújo Júnior, Igor Martins,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

portuguesNa ânsia de se conseguir elaborar uma analise de pesquisas empiricas a respeito tema competencia e sua aplicacao no âmbito da administracao publica, este estudo teve como primordial enfase o Decreto 5.707 de 2006, que coloca a gestao por competencia como modelo a ser seguido pela administracao publica. Para isso, foram analisados publicacoes entre os anos de 2006 a 2013 em duas bases de pesquisa: nas bases Instituto Brasileiro de Informacao em Ciencia e Tecnologia e nos anais Encontro Anual da Associacao Nacional de Pos-Graduacao e Pesquisa em Administracao - ANPAD. Foram mostrados abordagens teoricas dos autores pesquisados, metodologias de seus estudos, âmbito da administracao publica pesquisada, instrumentos e procedimentos de analise de dados coletados, entre outros. Atraves disso, observou-se a predominância foco nas tres dimensoes classicas sobre competencias - conhecimentos, habilidades e atitudes – mas uma vertente mais contemporânea dos estudos de competencias ja podem ser observado, na qual autores buscaram estudar como a pratica e a estrutura organizacional podem influenciar no desenvolvimento de competencias individuais, relatando sobre a tendencia atual poder fazer no ambiente de trabalho, entendida como a capacidade das instituicoes em receber, dar condicoes e utilizar o potencial dos seus colaboradores. EnglishEager to get prepare an analysis of empirical research on the subject competence and its application in the context of public administration, this study had as its primary emphasis the Decree 5707 of 2006, which places the responsibility for management as a model to be followed by the administration public. For this, publications between the years 2006 to 2013 were analyzed in two research bases: the bases of the Brazilian Institute for Information in Science and Technology and in the annals of the Annual Meeting of the National Association of Graduate Studies and Research in Administration - ANPAD. Theoretical approaches of the authors, their study methodologies, within the public administration researched, tools and procedures for analysis of data collected, among others have been shown. Through this, we observed the predominance of the focus on the three classic dimensions of competencies - knowledge, skills and attitudes - but a more contemporary strand of studies skills already be observed, in which the authors sought to study the practical and organizational structure influence the development of individual skills, reporting on the current trend of can do at work, understood as the ability of institutions to receive, give conditions and utilize the potential of its employees.

Referência(s)