A LUDICIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM AULAS DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

2018; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Orcenil Ribeiro Filho, Marcelo Zanotello,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Esta pesquisa empirica e qualitativa tem por objetivo analisar como alunos atribuem sentidos no contexto de uma proposta de aulas investigativas de Ciencias, considerando os saberes trazidos de seu meio sociocultural, as interacoes entre si e com o professor. Uma atividade ludica sobre o tema “cadeias alimentares” foi desenvolvida em uma escola publica paulista com 27 estudantes do Ensino Fundamental I, com idades entre 9 a 12 anos. A primeira etapa da atividade consistiu na realizacao de um jogo com intencionalidade pedagogica, chamado “jogo da presa e do predador”. As demais etapas se constituiram pela socializacao de ideias entre as criancas atraves da aplicacao de questoes de natureza aberta, mediada pela professora. Fundamentando-nos na Analise de Discurso Francesa (Orlandi, 2010), analisamos as producoes dos alunos, com os resultados evidenciando aspectos do processo de constituicao de sentidos, do desenvolvimento de certas operacoes epistemicas e a importância da ludicidadee das relacoes interpessoais nos processos de ensino e aprendizagem.

Referência(s)