
Discutindo gênero na educação profissional e tecnológica: conquistas, desafios, tabus e preconceitos
2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Issue: 61 Linguagem: Português
10.1590/18094449202100610017
ISSN1809-4449
AutoresTânia Gracieli Vega Incerti, Lindamir Salete Casagrande,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoResumo O objetivo deste artigo é analisar de que forma as questões de gênero fazem parte do cotidiano escolar, e, a partir da percepção de estudantes matriculadas/os nos cursos de Técnico em Mecânica e Técnico em Processos Fotográficos, do Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba, compreender se elas/eles identificam ou não desigualdades de gênero no seu percurso formativo. Como técnica de pesquisa utilizou-se a entrevista semiestruturada, aplicada a vinte e quatro estudantes dos referidos cursos. Os resultados da pesquisa apontam que as questões de gênero estão imbricadas e naturalizadas em todo o processo educativo do IFPR.
Referência(s)