
Percepções docentes do desempenho de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 39; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5007/2175-795x.2021.e71302
ISSN2175-795X
AutoresÉvelin Fulginiti de Assis, Luciana Vellinho Corso,
Tópico(s)Cognitive and developmental aspects of mathematical skills
ResumoEste artigo objetiva apresentar um estudo que investiga a relação entre as percepções de professoras sobre o perfil acadêmico de seus alunos e o desempenho destes em avaliação dos princípios de contagem. Para tanto, são apresentados estudos abordam a investigação das percepções dos professores, evidenciando o que os resultados de pesquisas anteriores apontam. Partindo da análise de tais achados, é apresentado o estudo empírico que compõe este artigo. Participaram da pesquisa 60 alunos de 1º ano do Ensino Fundamental, de 10 turmas em 3 escolas públicas de Porto Alegre e suas respectivas professoras. As respostas das docentes ao questionário sobre o perfil acadêmico dos estudantes foram relacionadas com o desempenho dos alunos em avaliação dos princípios de contagem e os resultados evidenciam que as docentes possuem percepções corretas sobre sujeitos que dominam os princípios, mas o mesmo não ocorre para indivíduos que apresentam a não consolidação ou ainda estão construindo os princípios de contagem.
Referência(s)