
O TRAUMA E A CICATRIZ NA ESCRITA DA ODISSEIA 116
2021; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Issue: 33 Linguagem: Português
10.22456/2236-3254.105692
ISSN2236-3254
Autores Tópico(s)History, Culture, and Society
ResumoNeste artigo discuto a elaboração da dramaturgia Odisseia 116 a partir dos conceitos de memória, experiência, narrativa, trauma, cicatriz, e autobiografia, presentes em alguns ensaios do filósofo e crítico alemão Walter Benjamin (2012) no livro Magia, Técnica, Arte e Política. Dialogo também com alguns ensaios da filósofa Jeanne Marie Gagnebin (2006), autora do prefácio do livro citado, dentre outros autores. Como metodologia, amparo-me em aspectos da cartografia e da genética teatral. Como considerações finais, desenvolvo a possibilidade de uma escrita que surge de materiais e inspirações diversos por meio de um processo de características rizomáticas,levando em consideração as potências do trauma e da cicatriz. Palavras-chaveDramaturgia. Autobiografia. Viagem. Trauma. Cicatriz.
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