A convergência de mídias: possibilitando a formação de tutores na Universidade Virtual do Maranhão
2004; UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2447-8733
AutoresYmiracy Nascimento de Souza Polak, Eliane Cordeiro de Vasconcellos Garcia Duarte, Othon Carvalho Bastos, Larissa Isfer Ribas,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente constituiu um estudo avaliativo do Curso de Formacao de Tutores, ofertado pela Universidade Virtual do Maranhao (UNIVIMA), em 2003, que teve como objetivo avaliar o vivenciado no processo de implementacao do curso de tutores mediado pela convergencia de midia. Para tanto, foi aplicado um instrumento avaliativo on-line junto aos alunos apos cada modulo, quando se buscou verificar: o atendimento das expectativas do aluno, o dominio do tutor do conteudo trabalhado e a infra-estrutura tecnologica e administrativa. Foram inscritos 500 (quinhentos) alunos no curso, que tiveram o apoio tutorial on-line e presencial de 10 (dez) tutores, 10 (dez) tecnicos administrativos e 10 (dez) tecnicos de informatica, alem das Coordenacoes de tutoria, administrativa e tecnologica que atuavam em nivel central. O curso foi ofertado em 10 (dez) polos, com convergencias midiaticas, da midia televisiva, da informatica e impressas. Os alunos tiveram acesso ao material impresso no ato da matricula, sendo o conteudo trabalhado presencialmente com o recurso da IP-TV, da informatica, da tutoria on-line feita por fone, fax e recursos da Web. Os modulos foram ofertados 30% por via telematica, 30% por tutoria online e presencial e 40% a distância. Registra-se que nao houve evasao no curso, o qual foi financiado pelo Governo do Estado do Maranhao e todas as etapas previstas no cronograma foram cumpridas.
Referência(s)