A convergência de mídias: possibilitando a formação de tutores na Universidade Virtual do Maranhão

2004; UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2447-8733

Autores

Ymiracy Nascimento de Souza Polak, Eliane Cordeiro de Vasconcellos Garcia Duarte, Othon Carvalho Bastos, Larissa Isfer Ribas,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente constituiu um estudo avaliativo do Curso de Formacao de Tutores, ofertado pela Universidade Virtual do Maranhao (UNIVIMA), em 2003, que teve como objetivo avaliar o vivenciado no processo de implementacao do curso de tutores mediado pela convergencia de midia. Para tanto, foi aplicado um instrumento avaliativo on-line junto aos alunos apos cada modulo, quando se buscou verificar: o atendimento das expectativas do aluno, o dominio do tutor do conteudo trabalhado e a infra-estrutura tecnologica e administrativa. Foram inscritos 500 (quinhentos) alunos no curso, que tiveram o apoio tutorial on-line e presencial de 10 (dez) tutores, 10 (dez) tecnicos administrativos e 10 (dez) tecnicos de informatica, alem das Coordenacoes de tutoria, administrativa e tecnologica que atuavam em nivel central. O curso foi ofertado em 10 (dez) polos, com convergencias midiaticas, da midia televisiva, da informatica e impressas. Os alunos tiveram acesso ao material impresso no ato da matricula, sendo o conteudo trabalhado presencialmente com o recurso da IP-TV, da informatica, da tutoria on-line feita por fone, fax e recursos da Web. Os modulos foram ofertados 30% por via telematica, 30% por tutoria online e presencial e 40% a distância. Registra-se que nao houve evasao no curso, o qual foi financiado pelo Governo do Estado do Maranhao e todas as etapas previstas no cronograma foram cumpridas.

Referência(s)