Biblioteca infantil: espaço de ação, atuação e mediação da leitura para crianças

2021; Ministry of Education, Culture and Sport; Issue: 23 Linguagem: Português

ISSN

0034-8082

Autores

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Suellen Evellyn Feliciano,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este trabalho considera a biblioteca infantil um espaco de promocao e de mediacao de relacoes entre o leitor iniciante e o livro, entendendo a literatura infantil como um caminho que proporciona o desenvolvimento da imaginacao da crianca, que requer do educador conhecimentos especificos para identificar e oferecer pela acao leitora estimulos ao habito da leitura. Uma forma de estimulo que se pode destacar trata-se da atividade de leitura literaria e de contacao de historias em bibliotecas direcionadas ao publico infantil, tendo em vista que o contato, desde cedo, com o livro aproxima e fomenta o desejo pela leitura. Nessa perspectiva, tem-se por objetivo apresentar estudo realizado sobre a biblioteca Del Outro Lado Del Arbol , localizada na cidade de La Plata na Argentina, que assume como centralidade o ato de incentivar a leitura para criancas de 0 a 5 anos. Esse trabalho foi desenvolvido durante o primeiro semestre de 2017, financiado pelo Banco Santander por meio do Programa Ibero Americano. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo, a partir de observacoes com registros em diario de campo e coletas de imagens, assumindo como procedimento de analise descritiva do material coletado, com abordagem qualitativa. Para a reflexao teorica da analise, apoia-se na concepcao de leitura literaria de Cosson (2012), na discussao sobre leitura literaria para criancas de Reyes (2010; 2012) e Colomer (2007), entendendo a literatura infantil como uma forma de linguagem e um instrumento motivador e desafiador para a criacao imaginaria.

Referência(s)