Artigo Produção Nacional

Parceria Público-Privada: privatização, mercantilização e financeirização na educação básica pública

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.9771/gmed.v13i1.43767

ISSN

2175-5604

Autores

Fábio José Alves Garrido, Maria Rosimary Soares dos Santos,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O presente artigo demonstra como as Parcerias Publico-Privadas (PPP) inseriram escolas publicas do municipio de Belo Horizonte no ciclo de reproducao ampliada do capital. Considerando a PPP uma concessao administrativa que privatiza e mercantiliza servicos publicos prestados pelo Estado, investiga como esses processos de privatizacao e mercantilizacao se efetivaram nas Unidades Municipais de Educacao Infantil (UMEI). Com base no materialismo historico-dialetico, analisa os documentos da contratacao da parceria, a literatura sobre o tema e conclui que a PPP altera a politica publica de educacao infantil, expressando interesses particularistas do capital.

Referência(s)