
Parceria Público-Privada: privatização, mercantilização e financeirização na educação básica pública
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
10.9771/gmed.v13i1.43767
ISSN2175-5604
AutoresFábio José Alves Garrido, Maria Rosimary Soares dos Santos,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO presente artigo demonstra como as Parcerias Publico-Privadas (PPP) inseriram escolas publicas do municipio de Belo Horizonte no ciclo de reproducao ampliada do capital. Considerando a PPP uma concessao administrativa que privatiza e mercantiliza servicos publicos prestados pelo Estado, investiga como esses processos de privatizacao e mercantilizacao se efetivaram nas Unidades Municipais de Educacao Infantil (UMEI). Com base no materialismo historico-dialetico, analisa os documentos da contratacao da parceria, a literatura sobre o tema e conclui que a PPP altera a politica publica de educacao infantil, expressando interesses particularistas do capital.
Referência(s)