Después del partido: Comprensiones sobre la locución ensayística en Elena (Petra Costa, 2012) y Coração de Cachorrro (Laurie Anderson, 2015)
2021; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 29 Linguagem: Português
ISSN
1646-477X
AutoresAna Paula de Aquino Caixeta, Francisco Teixeira,
Tópico(s)Literature, Culture, and Aesthetics
ResumoEsta dissertacao se dedica a investigar as vozes-over dos filmes-ensaio Elena (Petra Costa, 2012) e Coracao de Cachorro (Laurie Anderson, 2015), observada a potencialidade destas vozes em materializar a intencao reflexiva exigida pelo ensaio como forma filmica. Questiona-se, sobretudo, o que aglutina os conceitos de voz metacritica (Rascaroli, 2009), voz heteroglossica (Lupton, 2011) e voz pneumatica (Sierek, 2007) fundados em torno da vozover ensaistica, com intuito de averiguar os pontos convergentes e divergentes das obras. Embora o foco se de nos comportamentos e usos das vozes-over, nossas analises tambem levam em conta as composicoes e influencias das demais sonoridades nesses filmes, como a importância dos silencios e outros componentes do desenho sonoro; assim como as relacoes estabelecidas com as visualidades em condicao de heautonomia (Deleuze, 2005). Constata-se que, apesar de possuirem um mesmo ponto de partida baseado na morte de entes queridos, estes filmes-ensaio consolidam processos distintos de reacao a perda. Desse modo, eles se amparam de diferentes maneiras na liberdade formal ensaistica, principalmente no que diz respeito ao metamorfismo da vozpensamento, para atender as complexas questoes enfrentadas por esses sujeitos dilacerados que pensam perdas pessoais e coletivas enquanto se permitem afetar por elas.
Referência(s)