Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O ensino da Educação Ambiental: desafios e perspectivas

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.34024/revbea.2021.v16.10914

ISSN

1981-1764

Autores

Matheus de Souza Dimas, Ana Maria Pires Novaes, Kátia Eliane Santos Avelar,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este artigo trata de análise sobre o ensino da Educação Ambiental, cujas dificuldades decorrem, principalmente, da ausência de capacitação dos docentes, falta de recursos didáticos e grande resistência às questões ambientais. O conhecimento dos conceitos, bem como do contexto histórico, proporciona uma visão ampla do sistema, gerando soluções adequadas para a melhoria do ensino. A nova versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) atribui às redes de ensino a necessidade de incorporar novas práticas pedagógicas que afetam a vida humana em escala local. Portanto, é indispensável aperfeiçoar o currículo dos discentes de modo que estes possam levar o conhecimento adiante, agregando impacto positivo ao desenvolvimento.

Referência(s)