Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Tarefas para a aprendizagem de professores que ensinam matemática nos anos iniciais

2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 29; Linguagem: Português

10.20396/zet.v29i00.8656716

ISSN

2176-1744

Autores

Lilian Cristina de Souza Barboza, Vinícius Pazuch, Alessandro Jacques Ribeiro,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O uso de tarefas para a aprendizagem de professores é um tema de fundamental importância para investigação na formação de professores. Assim, objetivou-se neste artigo, compreender e explicar como ocorre a construção do conhecimento matemático e didático de professores que ensinam matemática nos anos iniciais em um processo formativo sobre os diferentes significados do sinal de igualdade. A pesquisa é qualitativa-interpretativa e os dados, documentais e em áudio, são provenientes de um processo formativo desenvolvido com 6 professoras de uma escola municipal de São Paulo. As análises mostraram a mobilização, a reorganização e a construção de conhecimentos matemáticos e didáticos por parte das professoras que, coletivamente, planejaram e desenvolveram uma aula de matemática contemplando o sinal de igualdade e, posteriormente, refletiram sobre ela. Entende-se que tais movimentos se deram por intermédio do uso das tarefas de aprendizagem profissional e pelas mediações da formadora.

Referência(s)